<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, January 11, 2005

Premissas de Um Novo Caminho - 2005 

PREMISSAS DE UM NOVO CAMINHO - 2005
1) Os valores da sociedade em que vivemos, criada há uns 3 mil anos, foram 'idealizados', isto é, criados para dar funcionalidade a uma sociedade de época. Assim temos que vê-los, e não como 'valores humanos naturais'.

2) Dois-terços do tempo dedicado ao trabalho alienado servem para proporcionar aos proprietários dos meios de produção os bens e confortos supérfluos adicionais e o poder necessário à sua perpetuação. Para o trabalho necessário às nossas necessidades básicas e às da nossa coletividade, bastaria trabalharmos um-terço do tempo atual. Os outros dois-terços serão usados em lazer e prazer.

3) Existem no mundo aprox. umas 100 a 200 milhões de pessoas de 'esquerda', um verdadeiro país! Por que não uni-las, procurando meios de resolver a diferença das línguas entre elas?

4) Não há exemplo a seguir. Quem está no topo da sociedade exibe apenas sinais exteriores de propriedade e poder, mas para adquiri-los precisa despojar-se de quase toda sua naturalidade, sua liberdade.

5) Consideremos dois exemplos a seguir: um, o dos ricos e bem-situados, que nos mostra que, para possuirmos os sinais exteriores de propriedade e poder, precisamos nos despojar de quase toda nossa naturalidade e liberdade; outro, o dos pobres e mal-situados, que nos mostra a arte, a criação, nos mostra como extrair do mínimo tempo e recurso disponível o máximo prazer. Assim, uma vez eliminado o sistema econômico vigente, o que era 'mínimo tempo e recurso disponível' transforma-se em 'máximo tempo e recurso disponível' a dividir entre necessário trabalho comunitário, lazer e prazer.

6) A persistir a ação predatória do atual sistema econômico, o mundo não vai durar muito tempo, porque o sistema capitalista, além de genocida e homicida, é suicida.

josedumoretzsohn@gmail.com

This page is powered by Blogger. Isn't yours?